#Interior em Cena

Jarbas Alves assume cadeira no Comitê Nacional de Arte Brasileira representando o Pará

📸 Foto: Joara Barros

📍 Parauapebas (PA), 1º de agosto de 2025

O produtor cultural e diretor do Dança Carajás Festival, Jarbas Alves de Carvalho e Silva, passou a integrar oficialmente o Comitê Nacional de Arte Brasileira (CNAB), como representante do estado do Pará. A nomeação reforça a presença da Amazônia no cenário estratégico das políticas culturais nacionais.


Contexto e trajetória

Nascido em Parauapebas, Jarbas Alves é fundador do Ballet Jarbas Alves e idealizador do Dança Carajás Festival, que desde 2023 mobiliza centenas de artistas da Amazônia Legal. A primeira edição do evento reuniu 426 participantes, 52 grupos artísticos de 8 estados, promovendo oficinas, mostras e premiações.

“Essa nomeação não é apenas individual — ela representa cada artista da floresta, cada jovem da periferia cultural do Brasil que tem direito ao palco e ao protagonismo”, afirma Jarbas Alves.

Conheça mais sobre o festival


Impacto cultural e abrangência

Jarbas também é CEO da agência Pensou? Criamos! e da JA Produções Artísticas. Em 2023, foi o único nortista convidado pela Funarte a integrar o conselho avaliador do Programa de Apoio a Ações Continuadas. No mesmo ano, foi selecionado em 1º lugar no MICBR, representando a dança do Norte em eventos internacionais.

“Nosso trabalho é conectar talentos amazônicos com o mundo. E agora temos mais ferramentas para isso”, destaca o produtor.


Institucionalidade e articulação

O CNAB é um órgão estratégico vinculado ao Ministério da Cultura. Com mandatos entre 2025 e 2031, o comitê é formado por representantes eleitos das cinco regiões brasileiras. A presença de Jarbas no colegiado sinaliza um avanço na descentralização e valorização das culturas periféricas e amazônicas.


Próximos passos e expectativas

A atuação no CNAB abre novas frentes para políticas públicas voltadas à dança, juventude e territórios fora dos grandes centros. Entre as ações que devem ser fortalecidas estão os programas de intercâmbio artístico, como os realizados com jovens talentos em Buenos Aires, Bariloche, São Paulo e Rio de Janeiro.


Categorias: Resistência Cultural e Diversidade
Tags: CNAB, Jarbas Alves, Cultura Amazônica, Políticas Públicas, Dança Carajás

Jarbas Alves assume cadeira no Comitê Nacional de Arte Brasileira representando o Pará

MICBR 2025 divulga lista preliminar de empreendedores

Jarbas Alves assume cadeira no Comitê Nacional de Arte Brasileira representando o Pará

Fundação Cultural abre inscrições para curso ‘Argumentos

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *